segunda-feira, 27 de junho de 2011

Leituras em situação de crise, com a antropóloga francesa, Michèle Petit

SEMINÁRIOS DE LEITURA

A Cor da Letra - Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude e a Revista Emília - especializada em leitura e literatura juvenil - organizam o Seminário: Conversas ao pé da página.

O objetivo dessas Conversas ao pé da página é refletir sobre o papel e a importância da leitura e das ações que promovem a formação de leitores; o incentivo à atividade leitora, com ênfase na leitura literária; e o intercâmbio de experiências realizadas nesse âmbito na América Latina.

Em um ciclo de seis encontros, no de ano 2011, esse seminário, gratuito, é destinado a professores, educadores, universitários, mediadores de leitura e todos aqueles interessados no assunto. Especialistas nacionais e internacionais debaterão os temas propostos. As exposições dos palestrantes convidados serão acompanhadas de experiências práticas apresentadas por profissionais que realizam ações bem sucedidas nesta área. Com esse estímulo, abriremos uma "Conversa" com os presentes.

LEITURAS EM SITUAÇÃO DE CRISE
com a participação de Michèle Petit, Patrícia B. Pereira Leite, Dolores Prades (mediadora), Diana Sales e Luciana Gomes.

Data - 5 de julho de 2011, Terça Feira.
Local - SESC Pinheiros.
Horário - 13:00 às 18:00

A Crise aqui mencionada faz parte da vida. O homem produz literatura, necessita de compartilha-la, transmiti-la para estar vivo. Ser introduzido no mundo da linguagem e da cultura é fundamental para o desenvolvimento humano. Quando a adversidade da vida é excessiva, as pessoas se recolhem, encontram-se impedidas de sonhar de pensar, de aprender. A leitura e a literatura são respostas, saídas histórico-sociais para a barbárie. A humanidade se constitui enquanto tal exatamente porque é capaz de produzir narrativas para se conhecer e se reconhecer no outro, nos outros. Inserir a leitura neste pano de fundo civilizatório ajuda a refletir em um plano onde modelos e classificações não encontrem espaço e a leitura possa aparecer como encontro gratuito cujo sentido depende precisamente da relação ativa que se estabelece entre os textos e os leitores.


Antropóloga francesa, Michèle Petit trabalhou de 1972 a 2010 no Centre National de la Recherche Scientifique, no Laboratório de Dinâmicas Sociais e Recomposição dos Espaços (Paris), de onde é, hoje, membro honorário. A partir de 1992 dedicou-se a pesquisas sobre leitura e a relação entre livros e cultura escrita, em particular sobre a experiência singular do leitor Coordena, na França. Uma pesquisa sobre o papel das bibliotecas públicas na luta contra os processos de exclusão e segregação, baseada em entrevistas com jovens que vivem nos bairros "críticos".

Em um prolongamento desse mesmo trabalho, ela aprofunda a análise da contribuição da leitura para a construção ou a reconstrução da identidade, particularmente em contextos críticos. A partir de 2005, ela passa a pesquisar trabalhos de experiências literárias compartilhadas que se multiplicam em países onde ocorrem conflitos armados, intensas crises econômicas, catástrofes naturais ou grandes deslocamentos de população, Brasil particularmente na América Latina. Entre os vários livros foram traduzidos no Brasil: Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva, São Paulo, 34, 2008; A arte de ler ou como resistir à adversidade, Editora 34, São Paulo, 2010.


Psicóloga clínica e Psicanalista – Membro do Instituto de Psicanálise de São Paulo é Mestre em psicologia Clinica e Psicopatologia pela Universidade de Paris V e Especialista em Técnicas de Saúde mental pela Universidade de Paris VII. Coordenadora e assessora de projetos sociais e educacionais na A Cor da Letra- Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude em diferentes contextos da realidade brasileira.

Iniciou seu trabalho com ações culturais de mediação da leitura e de literatura ha 26 anos junto à associação "Actions Culturelles Contre les Exclusions et les Ségrégations" em Paris (França) e também no hospital dia: "Unité du Soir" - da Fundação René Diatkine, para crianças e jovens com desarmonias evolutivas graves - desenvolvendo o trabalho terapêutico, em seu atelier, através da mediação de narrativas de literárias. Centro Alfred Binet - Paris. Em 1997, fundou a A Cor da Letra juntamente com Cíntia Carvalho.

PROGRAMAÇÃO DO DIA

12:20 Cadastramento
14:00 Abertura: Coordenação "CONVERSAS"
14:20 Michèle Petit, Patrícia Bohrer Pereira Leite, Dolores Prades (Mediação)
15:45 Café
16:15 Diana Sales e Luciana Gomes, Projeto Fiandeiras
16:55 "CONVERSAS"
17:45 Fechamento

INSCRIÇÕES: conversapepagina@acordaletra.com.br

Nenhum comentário: