domingo, 22 de novembro de 2009

IV DIÁLOGOS DE INFOEDUCAÇÃO

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
24 de Novembro de 2009 - Horário: 9h00 – 11h30

Debatedores:
Prof. Dr. Edmir Perrotti - ECA/USP
Profa. Dra. Ivete Pieruccini – ECA/USP
Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra - ECA/USP
Profa. Dra. Ester Calland Rosa - UFPE

Pesquisadores brasileiros, profissionais e estudantes estarão reunidos em evento do Colaboratório de Infoeducação, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, para refletir e compartilhar experiências em educação, mediação da informação, bibliotecas universitárias e educação superior vistas sob o enfoque dos pressupostos da infoeducação e pesquisa colaborativa.

Local: ECA/USP - Auditório Lupe Cotrim – 1º. andar– CBD/ECA/USP - Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária, São Paulo. Informações: 3091-4076 - Ramal 5 (Secretaria CBD) - Transmitido pela IPTVUSP - http://www.iptv.usp.br

Embasamento do debate: La lettre d'information n° 17 – April 2006

Sobre os debatedores

Edmir Perrotti - graduação em Letras Português e Francês pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado (1984) e doutorado (1989) em Ciências da Comunicação pela Escola da Comunicações e Artes/USP. É docente no PPG Ciência da Informação da ECA/USP, responsável pela disciplina Infoeducação: acesso e apropriação de informação na contemporaneidade. Ministra, como docente colaborador no Curso de Graduação Jornalismo e Editoração da ECA/USP, a disciplina "Políticas públicas em comunicação e leitura". Diretor científico do Colaboratório de Infoeducação - ColaborI- da ECA/USP, coordena grupo de pesquisa voltado à consolidação da Infoeducação, abordagem de natureza histórico-cultural das relações entre Informação e Educação. Realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: infoeducação, dispositivos informacionais, saberes informacionais, redes culturais, metodologia colaborativa, leitura; literatura infantil e juvenil

Ivete Pieruccini - docente e pesquisadora na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Graduação em Biblioteconomia (1973), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Ministra, no Curso de Graduação Biblioteconomia e Documentação, da ECA/USP, as disciplinas Fundamentos em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação; Informação, Educação e Conhecimento; Orientação à Pesquisa e Projeto Experimental I. É professora na linha de pesquisa Mediação e Ação Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na disciplina Infoeducação: acesso e apropriação da Informação na contemporaneidade. Desenvolve pesquisas no campo da Infoeducação, área voltada ao estudo das relações entre apropriação simbólica e dispositivos culturais, nos temas infoeducação, dispositivos informacionais, ordem informacional, informação e educação, busca de informação. É coordenadora do Colaboratório de Infoeducação - ColaborI- (ECA/USP), órgão de pesquisa, de caráter interdisciplinar, aberto a saberes plurais.

Anna Maria Marques Cintra - graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora doutora ms3 da Universidade de São Paulo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, grupo pet letras, ensino de língua portuguesa, português instrumental e português para fins específicos.

Ester Calland de Souza Rosa - graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Leitura, Narrativas biográficas, Professor leitor


Nenhum comentário: